10 filmes e séries que derrubam a quarta parede

 

   Antes de iniciarmos as resenhas sobre as produções audiovisuais que estão em alta no mercado, sinto a necessidade de falar sobre a quarta parede, para explicar melhor o nome do blog. Afinal, o que é isso? A quarta parede é a tela que separa a produção cinematográfica do público e, ao quebrar essa barreira, o filme, ou a série, está comunicando-se diretamente com o telespectador.
   Ao derrubarem essa parede, o público sente-se muito mais próximo e íntimo daquela obra. Normalmente, o personagem quebra isso ao conversar com os telespectadores sobre o que acabou de acontecer na cena. Para vocês entenderem melhor sobre o assunto, separei alguns filmes e séries que quebram essa parede.
   Confira:

1- "Minha Fama de Mau" (2019)

Erasmo Carlos (Chay Suede) no filme "Minha Fama de Mau". (Crédito: Divulgação Globo Filmes)

   Para começar, nada mais justo do que uma obra nacional. "Minha Fama de Mau" conta a história do cantor e compositor Erasmo Carlos e, consequentemente, a história da Jovem Guarda. Estrelado por Chay Suede, o filme quebra a quarta barreira em diversos momentos quando o mesmo comenta sobre a cena que acabou de rolar e acrescentando alguma informação sobre aquele episódio da sua vida. 


2- "Curtindo a Vida Adoidado" (1986)   

Filme "Curtindo a Vida Adoidado". (Crédito: Divulgação)
   Um dos clássicos quando o assunto é quarta parede. O filme conta a história de Ferris Bueller (Matthew Broderick), um estudante do último ano do ensino médio que resolve tirar uma dia de folga para curtir a vida. O diretor, John Hughes, usa desse elemento para o público ter simpatia com as besteiras feitas pelo jovem. O próprio personagem conversa com o telespectador e explica o motivo do que vai fazer a seguir. 

3- "Deadpool" (2016)


"Deadpool", lançado em 2016. (Crédito: Divulgação) 
   "Deadpool" é o filme da Marvel com mais uso de piadas e humor em uma narrativa. O principal elemento dessa pegada na obra é o uso da quebra da quarta parede. O anti-herói conversa com o público quase como se fosse a sua própria consciência. Ele também acrescenta comentários engraçadinhos sobre a cena que acabou de rolar. 

4- "Clube da Luta" (1999)

Edward Norton (Brad Pitt) em "Clube da Luta" (Crédito: Divulgação)

   Não podemos falar muita coisa sobre esse filme porque tudo pode ser um spoiler. Mas a quebra parede é usado por Edward Norton (Brad Pitt) para falar sobre suas diferentes personalidades. O uso do método muitas vezes facilita um pouco a história para o público, mas também torna tudo mais complexo. 


5- "House Of Cards" (2013) 

Francis Underwood (Kevin Space) em "House Of Cards". (Crédito: Divulgação)

   
Na série da Netflix, o método também é utilizado para deixar as coisas mais claras para o público. Francis Underwood (Kevin Space) conversa com o telespectador para explicar as ambições do jogo político e tenta fazer com que eles entendam o motivo dele ter feito determinada coisa. 


6- "O Lobo de Wall Street" (2013) 

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) em "Lobo de Wall Street". (Crédito: Divulgação)

  O filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor da bolsa de valores de Nova Iorque. A quebra da quarta parede deixa o filme com uma pegada mais humorística e deixa muitas cenas com um tom mais leve.

7- "Sex And The City" (1998)

Carrie Bardshaw (Sarah Jessica Parker) em "Sex And The City". (Crédito: Divulgação)

   A série da HBO conta a história de quatro amigas moradoras de Nova Iorque e suas vidas amorosas. O recurso foi usado apenas na primeira temporada pela personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), mas não permaneceu ao longo da série por motivos não divulgados.  


8- "A Grande Aposta" (2013)

Elenco de "A Grande Aposta". (Crédito: Divulgação)

   Baseado em história real, o filme conta a história do guru Michael Burry que previu a crise econômica americana de 2008. Por falar sobre assuntos financeiros, a obra torna-se um pouco complicado para leigos, como eu, entenderem a trama. O recurso da quebra de quarta parede é usado para tornar esses temas mais simples. 

9- "Todo Mundo Odeia o Chris" 

Elenco "Todo Mundo Odeia o Chris". (Crédito: Divulgação)

   Uma das séries queridinhas dos fãs de sitcom, "Todo Mundo Odeia o Chris" explora o elemento de uma maneira diferente. Ao invés de ser usada por um dos personagens, quem quebra a quarta parede é o narrador da obra. 

10- "Desventuras em Série" (2015) 

Elenco de "Desventuras em Série". (Crédito: Divulgação)

    Na série da Netlfix, o recurso é usado de mesma maneira que em "Todo Mundo Odeia o Chris". O narrador fica responsável por conversar com o público e chega a comentar até cenas mais dramáticas. 

   E aí? Qual dessas produções é a sua favorita? 

Comentários

  1. Acho que Deadpool é o meu favorito desses, que inclusive tem algumas referências de Curtindo a Vida Adoidado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amo quando isso acontece em uma série/filme mas não sabia que tinha um nome pra isso hahaha bom saber sobre a quebra da "quarta parede"! De todas essas produções, a minha favorita é o Lobo de Wall Street! é um filmaçooo

    ResponderExcluir
  3. Deadpool e Clube da luta são os meus favoritos. Bacana o artigo!

    ResponderExcluir
  4. Amei descobrir o que é a quarta parede, já tô pronta para assistir os que eu ainda n vi!

    ResponderExcluir
  5. Vivendo e aprendendo! Obrigada por essa aula!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da postagem! Entre os acima citados prefiro a utilização do recurso em Curtindo a Vida Adoidado e em Deadpool

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que isso tinha nome. Kkkk. Sempre amo quando fazem isso no cinema. Blog muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Tem uma série que tbm faz isso, Mr Robot

    ResponderExcluir

Postar um comentário