10 filmes e séries que derrubam a quarta parede
Antes de iniciarmos as resenhas sobre as produções audiovisuais que estão em alta no mercado, sinto a necessidade de falar sobre a quarta parede, para explicar melhor o nome do blog. Afinal, o que é isso? A quarta parede é a tela que separa a produção cinematográfica do público e, ao quebrar essa barreira, o filme, ou a série, está comunicando-se diretamente com o telespectador.
Ao derrubarem essa parede, o público sente-se muito mais próximo e íntimo daquela obra. Normalmente, o personagem quebra isso ao conversar com os telespectadores sobre o que acabou de acontecer na cena. Para vocês entenderem melhor sobre o assunto, separei alguns filmes e séries que quebram essa parede.
Confira:
1- "Minha Fama de Mau" (2019)
Erasmo Carlos (Chay Suede) no filme "Minha Fama de Mau". (Crédito: Divulgação Globo Filmes) |
Para começar, nada mais justo do que uma obra nacional. "Minha Fama de Mau" conta a história do cantor e compositor Erasmo Carlos e, consequentemente, a história da Jovem Guarda. Estrelado por Chay Suede, o filme quebra a quarta barreira em diversos momentos quando o mesmo comenta sobre a cena que acabou de rolar e acrescentando alguma informação sobre aquele episódio da sua vida.
2- "Curtindo a Vida Adoidado" (1986)
Filme "Curtindo a Vida Adoidado". (Crédito: Divulgação) |
3- "Deadpool" (2016)
"Deadpool", lançado em 2016. (Crédito: Divulgação) |
"Deadpool" é o filme da Marvel com mais uso de piadas e humor em uma narrativa. O principal elemento dessa pegada na obra é o uso da quebra da quarta parede. O anti-herói conversa com o público quase como se fosse a sua própria consciência. Ele também acrescenta comentários engraçadinhos sobre a cena que acabou de rolar.
4- "Clube da Luta" (1999)
Edward Norton (Brad Pitt) em "Clube da Luta" (Crédito: Divulgação) |
Não podemos falar muita coisa sobre esse filme porque tudo pode ser um spoiler. Mas a quebra parede é usado por Edward Norton (Brad Pitt) para falar sobre suas diferentes personalidades. O uso do método muitas vezes facilita um pouco a história para o público, mas também torna tudo mais complexo.
5- "House Of Cards" (2013)
Francis Underwood (Kevin Space) em "House Of Cards". (Crédito: Divulgação) |
Na série da Netflix, o método também é utilizado para deixar as coisas mais claras para o público. Francis Underwood (Kevin Space) conversa com o telespectador para explicar as ambições do jogo político e tenta fazer com que eles entendam o motivo dele ter feito determinada coisa.
6- "O Lobo de Wall Street" (2013)
Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) em "Lobo de Wall Street". (Crédito: Divulgação) |
O filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor da bolsa de valores de Nova Iorque. A quebra da quarta parede deixa o filme com uma pegada mais humorística e deixa muitas cenas com um tom mais leve.
7- "Sex And The City" (1998)
Carrie Bardshaw (Sarah Jessica Parker) em "Sex And The City". (Crédito: Divulgação) |
A série da HBO conta a história de quatro amigas moradoras de Nova Iorque e suas vidas amorosas. O recurso foi usado apenas na primeira temporada pela personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), mas não permaneceu ao longo da série por motivos não divulgados.
8- "A Grande Aposta" (2013)
Elenco de "A Grande Aposta". (Crédito: Divulgação) |
Baseado em história real, o filme conta a história do guru Michael Burry que previu a crise econômica americana de 2008. Por falar sobre assuntos financeiros, a obra torna-se um pouco complicado para leigos, como eu, entenderem a trama. O recurso da quebra de quarta parede é usado para tornar esses temas mais simples.
9- "Todo Mundo Odeia o Chris"
Elenco "Todo Mundo Odeia o Chris". (Crédito: Divulgação) |
Uma das séries queridinhas dos fãs de sitcom, "Todo Mundo Odeia o Chris" explora o elemento de uma maneira diferente. Ao invés de ser usada por um dos personagens, quem quebra a quarta parede é o narrador da obra.
10- "Desventuras em Série" (2015)
Elenco de "Desventuras em Série". (Crédito: Divulgação) |
Na série da Netlfix, o recurso é usado de mesma maneira que em "Todo Mundo Odeia o Chris". O narrador fica responsável por conversar com o público e chega a comentar até cenas mais dramáticas.
E aí? Qual dessas produções é a sua favorita?
Acho que Deadpool é o meu favorito desses, que inclusive tem algumas referências de Curtindo a Vida Adoidado.
ResponderExcluirNossa, eu amo quando isso acontece em uma série/filme mas não sabia que tinha um nome pra isso hahaha bom saber sobre a quebra da "quarta parede"! De todas essas produções, a minha favorita é o Lobo de Wall Street! é um filmaçooo
ResponderExcluirDeadpool e Clube da luta são os meus favoritos. Bacana o artigo!
ResponderExcluirAmei descobrir o que é a quarta parede, já tô pronta para assistir os que eu ainda n vi!
ResponderExcluirVivendo e aprendendo! Obrigada por essa aula!
ResponderExcluirGostei muito da postagem! Entre os acima citados prefiro a utilização do recurso em Curtindo a Vida Adoidado e em Deadpool
ResponderExcluirNão sabia que isso tinha nome. Kkkk. Sempre amo quando fazem isso no cinema. Blog muito bom!
ResponderExcluirTem uma série que tbm faz isso, Mr Robot
ResponderExcluir